Na França antiga costumava-se dizer, após a morte de um rei: "rei morto, rei posto". Esta frase lembrava a ingratidão dos súditos que, logo em seguida a queda de um monarca, rapidamente o esqueciam e passavam a promover outro.
Jair Bolsonaro, como sabemos, nunca foi rei e não está morto. Mas está inelegível e pode ser preso. Por outro lado, Lula - que de rei só tem o apego ao poder - tenta recuperar-se do seu pior nível de popularidade nos seus três mandatos.
Como os mercados financeiros buscam sempre antecipar e precificar eventos prováveis, já existe um favorito da Faria Lima para as eleições presidenciais do ano que vem: o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas.
É o que mostra o estudo da Quaest Consultoria e Pesquisa feito junto com a Genial Investimentos. A pesquisa ouviu 106 analistas, gestores e economistas no período entre 13 e 17 de março.
Os resultados mostraram que 93% dos entrevistados (todos eles participantes do mercado financeiro) apontam que Tarcísio é o político da direita com mais chances de vencer as eleições de 2026.
O nome de Eduardo Bolsonaro, que se auto exilou nos EUA, aparece muito atrás: apenas 3% dos entrevistados lembraram de seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário