Há muitos anos pesquiso sobre modelos de valuation de ações por fluxo de caixa descontado. Publiquei trabalhos sobre o assunto em eventos internacionais de finanças, como o World Finance Conference, o Encontro Brasileiro de Finanças e também o Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria.
Ensinei também estes modelos em cursos de Economia Computacional e Economia Monetária no Mestrado e Doutorado em Economia da UFPEL. A partir desta experiência acumulada, decidi divulgar os resultados de seis modelos de valuation por machine learning (ML). Cinco deles são os mais importantes da literatura e o sexto modelo foi desenvolvido por mim. A implementação dos cinco modelos em ML também é uma contribuição minha. São eles: Myers (1974), Miles & Ezzell (1980), HPR - Harris & Pringle (1985) e Ruback (1995), Damodaran (1994), Fernández (2004 e 2008) e Passos (2025).
Os softwares utilizados são: o RStudio, para a coleta dos dados (web scraping) ; o Wolfram Mathematica, para a modelagem mais complexa dos cálculos de valuation e dos algoritmos de ML e, finalmente, o Excel para a elaboração dos gráficos.
Estes resultados são para divulgação científica e não recomendações de investimentos, ok? Dito isto, vamos às estimativas de upsides da ação SBSP3 (Sabesp ON NM) e alguns comentários sobre esta empresa.
O gráfico 1 mostra que o potencial de alta (upside) de SBSP3 é promissor em todos os modelos rodados. Meu modelo (Passos, 2025) e o do mais renomado avaliador de ações do mundo (Damodaran, 1994), foram os mais conservadores. O meu estimou uma alta de 20,23%, o dele estimou 17,83%. Os outros 4 modelos alcançaram os mesmos resultados, considerando uma margem de erro de 2,5 pontos porcentuais.
A Sabesp é uma das maiores empresas de saneamento do mundo. Quando alguém desavisado olha seus indicadores de estrutura de capital, pode achar que ela é muito endividada. E ela é mesmo. Mas empresas de saneamento são assim: carecem recursos de terceiros para suas despesas de manutenção e, sobretudo, para aumentar seus investimentos. Emprestam uma parte deste capital e pagam bons proventos para atrair investidores em suas ações.
Porém, a Sabesp tem previsibilidade na sua geração de caixa. Tem receitas recorrentes e a rentabilidade alta e constante (a média do ROE - Return on Equity - dos últimos 12 trimestres é de 35,21%).
A palavra "perenidade" descreve bem os fluxos de caixa para o acionista da Sabesp. A companhia é uma das preferidas dos acionistas buy-and-hold e está sempre em listas de empresas boas pagadoras de dividendos.