sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Previsão confirmada: a TAEE3 está no seu valor intrínseco desde 09/07/2025

Na postagem do dia 09/07/2025, elaborei um relatório da TAEE3 ou Taesa ON N2. Ela é uma das maiores empresas transmissoras de energia do país e muito reconhecida como boa pagadora de dividendos. 

Neste relatório apontei que os resultados dos seis modelos de valuation por machine learning que venho rodando e divulgando aqui no blog  geraram valores muito próximos, sinalizando que esta ação havia atingido o seu preço justo ou valor intrínseco, considerando as margens de erro de 2% para cima ou para baixo. 

Republico aqui o gráfico com os valores intrínsecos estimados pelos seis modelos e a cotação da ação em 08/07/2025: 


Pois bem, lá se vão 2 meses, aproximadamente. E os resultados mostram que nossas previsões foram certeiras. 

O  gráfico abaixo, com as cotações de TAEE3 de 04/07/2025 a 11/09/2025 mostra que a análise foi correta, pois a ação atingiu a máxima de R$ 11,62, em 11/09/2025 e registrou uma mínima de R$ 10,76, em 04/08/2025.

Trata-se de uma lateralização, também chamada de movimento lateral ou consolidação. Ela ocorre quando o preço de um ativo oscila dentro de uma faixa sem apresentar uma tendência clara de alta ou baixa. Durante um período, o preço se move entre dois níveis-chave: suporte (piso) e resistência (teto), para formar um canal horizontal.



O que fazer com a ação neste caso? Bem, o recomendável é mantê-la na carteira e não comprar, nem vender. O ideal é aguardar até que a empresa registre resultados melhores ou  produza notícias mais positivas (motivadas pelo setor de energia ou por ela mesma). 

Todavia, ressalto que esta não é uma recomendação, apenas uma conclusão de um estudo aprofundado de valuation que pesquisou um fluxo de caixa projetado com base em dados de mais 60 trimestres de demonstrativos contábeis da empresa. 

Convém dizer também que esta ação é uma das preferidas por quem investe com foco em dividendos. Assim, é possível mantê-la por um tempo e diversificar um pouco a carteira com outras ações que tenham uma margem de segurança maior (um upside elevado, isto é, um potencial de lucro substancial). Ah, e que demonstrem ter um bom histórico como pagadoras de dividendos. Isto é essencial para buy-and-holders com foco em geração de dividendos no longo prazo.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exatamente como previ: A ação ordinária da Sabesp atingiu o preço-alvo que estimei

Na postagem de 24 de abril deste ano, elaborei o relatório de valuation da ação ordinária da Sabesp (SBSP3). O relatório completo está aqui ...