terça-feira, 25 de março de 2025

Expectativas eleitorais podem favorecer ações da Petrobrás?

 A visão dos analistas do banco de investimentos UBS BB da influência das expectativas eleitorais sobre o comportamento futuro dos preços das ações da Petrobras merecem uma avaliação. 

Segue o trecho a seguir extraído do relatório do banco e citado na reportagem de Diego Gimenes, da revista Veja* (os grifos são meus): 

“Achamos que é muito cedo falar sobre eleições, mas uma possível reclassificação pode ser um gatilho. As eleições, que normalmente começam a dominar as discussões cerca de 12 meses antes, já se tornaram uma questão dos investidores, quase dois anos antes desta vez. As ações da Petrobras normalmente se destacam dos pares entre dois e três meses antes da eleição, mas isso pode ser antecipado se houver fluxos para o Brasil mais amplamente antes disso. Achamos que uma possível reclassificação pode trazer uma valorização de 20-70% para as ações, embora atualmente vejamos isso como opcionalidade e ainda não um motivo para possuir os ativos”

Como a popularidade do presidente Lula está em seu pior nível nos seus três mandatos e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro aponta para um desfecho negativo para ele, cresceram as especulações sobre as próximas eleições e, com isto, sobre as perspectivas das cotações das ações da Petrobras.   

Já mencionei em postagem anterior a pesquisa que mostrou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é o preferido da Faria Lima. Até agora, Bolsonaro deu sinais de que não irá apoiá-lo, Isto que motiva outras especulações de que o ex-presidente irá optar por uma candidatura de algum dos seus filhos, dado que está inelegível e que não é improvável que seja preso até o final do ano. 

Portanto, como diz o relatório do UBS BB, ainda é cedo para considerar a compra de ações da Petrobras, Embora elas não estejam baratas, podem registrar alta nos próximos meses e anos, dada a política de investimentos anunciada recentemente pela sua presidente Magda Chambriard. Tais investimentos são apoiados pelo  próprio presidente Lula e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Ambos desejam acelerar o início das explorações da estatal na margem equatorial do Amapá. 

Portanto, afora o endividamento considerável da estatal, ela provavelmente  realizará estes investimentos e isso pode pressionar sua geração de caixa e lucratividade. Nesse sentido, a compra de ações da Petrobras deve ser avaliada apenas para aqueles investidores que possuem foco no longo prazo e que podem esperar pelos primeiros resultados das referidas explorações.   

Ressalto que o objetivo do blog não é fazer recomendações de investimentos, mas apenas analisar cenários e divulgar resultados de pesquisas sobre valuation de ações obtidas por modelos de finanças computacionais desenvolvidos com algoritmos de  machine learning.

* Link para o artigo da Veja:  https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/mercado-ja-pensa-em-eleicoes-e-acoes-da-petrobras-podem-ser-afetadas/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exatamente como previ: A ação ordinária da Sabesp atingiu o preço-alvo que estimei

Na postagem de 24 de abril deste ano, elaborei o relatório de valuation da ação ordinária da Sabesp (SBSP3). O relatório completo está aqui ...