quarta-feira, 9 de julho de 2025

Relatório de valuation por machine learning da Taesa ON N2 (TAEE3)

A análise de valuation de hoje vai se concentrar na determinação do valor intrínseco da ação ordinária da Transmissora Aliança de Energia Elétrica -  Taesa ON N2 (TAEE3). 

Novamente, os cálculos foram feitos com base em seis seis modelos de valuation por machine learning (ML). Cinco destes modelos são considerados como os mais influentes da literatura sobre o tema. O sexto modelo foi desenvolvido por mim, assim como a elaboração dos outros cinco modelos em ML . São eles: Myers (1974), Miles & Ezzell (1980),  HPR - Harris & Pringle (1985) e Ruback (1995), Damodaran (1994), Fernández (2004 e 2008) e Passos (2025). 

Novamente, a intenção do blog é apenas fazer divulgação científica. Portanto, estes resultados estimados não devem ser considerados como recomendações de investimentos. Não são, portanto, "dicas" e quaisquer decisões sobre investimentos neste ativo não poderão ser atribuídas às análises aqui feitas. 

As estimativas de upsides (altas potenciais) da ação TAEE3 (Taesa ON N2) estão no primeiro gráfico. Quatro modelos (Myers, Miles & Ezzell, Harris/Pringle & Ruback e Fernández) apresentaram resultados potenciais positivos. Porém, todos eles estão muito próximos ou abaixo da margem de erro (de 2 pontos porcentuais para cima e para baixo). Isto é, na prática, não podem ser considerados como estimativas otimistas. 

E, por outro lado, dois modelos mais conservadores - o de Damodaran e o modelo que desenvolvi (Passos) - apontam para potenciais de queda (downsides) de, respectivamente, -14,35% e -8,26%. Estes dois resultados corroboram a análise de que não há, em termos mais rigorosos, potencial de alta na referida ação. Resta saber que se TAEE3 está próxima do seu valor intrínseco ou não. Veremos isto no próximo gráfico. 



O segundo gráfico mostra os resultados de preço-alvo do referido ativo.  Podemos ver, na comparação das estimativas de preços-alvos com o preço de fechamento da ação em 08/07/2025, que elas nos permitem supor que, no máximo, a ação está próxima do seu valor intrínseco ou até um pouco acima, considerando novamente a margem de erro de 2 pontos porcentuais para cima e para baixo. 


Finalmente, o terceiro gráfico mostra os valores intrínsecos da empresa como um todo. Novamente, os resultados não permitem afirmar que as ações da empresa estão caras ou baratas. Ao contrário, temos uma situação de indefinição em relação às estimativas de valuation da companhia como um todo. Ressaltamos, contudo, que o valor da empresa (entreprise value) inclui também a dívida da empresa e, portanto, é bem maior do que as outras estimativas de valor intrínseco e até mesmo do que o seu valor de mercado. 


As ações da Taesa são conhecidas por serem boas opções de investimento para investidores que buscam dividendos no longo prazo. Todavia, mesmo neste caso, é prudente comprar a ação com o que os mais renomados investidores fundamentalistas, como Warren Buffett, Benjamin Graham e Phillip Fisher, chamam de margem de garantia. Como a ação não está descontada, não há margem de garantia suficiente para  dizer que ela é uma boa opção de investimento até mesmo para quem busca dividendos no longo prazo. 

Há outras opções de empresas que pagam bons dividendos e que ainda estão abaixo do valor intrínseco (com margem de garantia, portanto). São os casos de PETR3 e SBSP3, as quais  já foram analisadas aqui no blog. 

Na semana que vem, divulgarei um novo relatório. Até lá e bons investimentos! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exatamente como previ: A ação ordinária da Sabesp atingiu o preço-alvo que estimei

Na postagem de 24 de abril deste ano, elaborei o relatório de valuation da ação ordinária da Sabesp (SBSP3). O relatório completo está aqui ...